quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

NERVOSO!


Minhas idas ao Odisséia só estão rendendo frutos... O mais novo é meu interesse pelo Nervoso. Calma! Pelo trabalho do cara (embora ele esteja muito melhor do que eu me lembrava na época do Matanza...incomparavelmente melhor....).
Quando ele lançou o EP "Personalidade", há uns anos atrás, tive a curiosidade de ouvir alguma coisa, porque acompanhava os shows do Matanza. Então, quis ver o que o batera podia fazer sozinho...
Pra encontrar o EP foi um parto e, por sorte, um carinha que eu conheci num show do Odisséia tinha um CD-R com uma música do cara: "Clube da Luta". Lembro que ri por causa do nome e pensei: "vindo do Matanza, não podia ter nome melhor!". Cheguei em casa, tirei o pó do aparelho de Cd e coloquei aquele CD-R pra tocar, imaginando uma porradaria sem fim. E pra minha surpresa, começa a música com um "tchuru-ru, tchuru-ru". Totalmente surf music anos 60... roquinho pra dançar e cantar junto!!! Fiquei ouvindo aquela música umas 15 vezes direto, me perguntando se era o mesmo batera com cara de maluco que eu via nos shows... Fiquei imaginando o cara tocando aquela música com camiseta florida a la Beach Boys e me prometi que eu ainda ia ver um show desse cara.
O tempo passou. Minha vida social foi se reduzindo mais e mais.... e do Nervoso, eu só lia as críticas de todos os jornais e semanários musicais do país. E ele era o "queridinho" de todos! Com comparações das mais diversas: Frank Jorge, Los Hermanos... Jovem Guarda...
Um dia, Byrinha.... meu mais nobre e querido poeta, me chamou junto com a Queen para assistirmos um show do LAFAYETTE E OS TREMENDÕES (e isso eu já postei aqui) e lá estava ele, Nervoso!
Ontem, teve show de novo no Odisséia ( http://www.teatroodisseia.com.br ) e, com toda a chuva que caiu nessa cidade, lá fui eu, peregrina rumo à Lapa. E foi phoda!!! Soltei meu lado 'ternurinha", dancei, cantei...pulei... E quando cheguei aqui, liguei o computador para buscar, enfim, as famosas mp3 do Nervoso.
Graças a Deus existe o Trama Virtual!!!
Lá, encontrei o EP "Personalidade" (2003), oito músicas do Cd, "Saudades das Minhas Lembranças" (2004) e duas canções inéditas: "Candidato a Amigo" e "Um Sonho de Transatlântico"
Abaixo, está o release, escrito (creio eu) pelo Rodrigo Lariú.
"Saudade das Minhas Lembranças" é o CD de estréia de Nervoso. Músico militante de décadas no rock independente carioca, ele já tocou bateria com Beach Lizards, Autoramas, Acabou La Tequila, Matanza, e várias outras bandas. Em 2001, Nervoso resolveu sair de trás das baquetas e ocupar o lugar (normalmente) de destaque gravando suas próprias músicas como vocalista e guitarrista. Em 2003 saiu o EP "Personalidade" com 7 músicas. Algumas delas, como “Mais Justo”, “A Visita” e "Clube da Luta" vão estar regravadas neste disco de estréia. Como analisou o jornalista Alexandre Matias em seu e-zine Trabalho Sujo “Nervoso é o Frank Jorge carioca (...), ele esteve presente em bandas cruciais para o desenvolvimento do rock de sua cidade - grupos que tornaram-se cultos urbanos em nível local”.
E foi abusando das amizades de músicos e comparsas em estúdios cariocas que “Saudade das Minhas Lembranças” foi gravado por Nervoso durante alguns meses. Depois de um show no festival “Humaitá Pra Peixe” no Rio de Janeiro em 2004, começaram as conversas para lançar este disco de estréia pelo midsummer madness.
"Saudade..." finalmente ficou pronto e já tinha casa para se hospedar. O CD tem 14 músicas, sendo uma instrumental. Destaques vão para "Mais Justo" que conta a participação luxuosa nos vocais de Rodrigo Amarante (Los Hermanos), para o texto declamado por Chacal antes da música "Não quero dar explicação" e para o hit absoluto deste CD, "Já desmanchei minha relação".
“Saudade das Minhas Lembranças” também não existiria sem a valiosa ajuda da banda montada por Nervoso: Kiko Ramos no baixo, Benjão na guitarra, Alberto nos teclados, Marcelo Magdaleno no sax e Robério na bateria. É com esta banda que Nervoso corre os 4 cantos do país. "
O que eu achei do trabalho do cara?!
Esqueça as milhares de viradas de batera por segundo. Esqueça os gritos e as guitarras ensurdecedoras.
Nervoso é roquenrol como nunca!
Mudando de estrada com uma competência incrível, ele amadureceu mais desde 2003 que muito músico com mais tempo de carreira. Ele sabe o que quer e isso é fundamental! Ele já faz parte do indie carioca e foi super bem acolhido desde a estréia, o que garantiu uma segurança maior.
As letras são fáceis, boas pra cantar, pra decorar na segunda vez que ouve. Algumas músicas têm melodia chiclete que você cantarola desde o quarto até o trabalho.
Das comparações com os Los Hermanos, eu discordo. Prefiro Frank Jorge disparado. No limte do que poderiam chamar de brega. Rock apaixonado. Sofrido. Rock de quem foi abandonado e agora, está aprendendo a viver sozinho de novo.
Piegas?! Nunca!!
Vê o cara em cima do palco e me diz se aquilo não é roquenrol!
Pra encontrar agenda, mp3 e afins.... http://www.nervoso.art.br/
Pra fotos e sacanagens em geral.... http://www.fotolog.com/nervo


Pra cantar junto quando for ao show..."Já Desmanchei Minha Relação", hit incontestável do Cd!

Já desmanchei minha relação
Que coincidência estou feliz
Com idéias na cabeça
E sem dor no coração
É que hoje eu descobri um melhor jeito
De viver
Curtindo a solidão
Assoviando essa canção
Eu tenho pressa pra falar
O que quiser e me expressar
Que coincidência é bom sorrir
Não piso mais naquele altar
Você pensou que eu poderia ser
Um cara mais sério
Mas acontece que minha onda
Nunca teve nada a ver
É duro ter que te esquecer
Não tínhamos planos tão imperfeitos
Mas nosso olhar não permitiu um grande avanço
E é por essa e outras que eu não tenho mais saco
Pra te servir, meu bem
Já desmanchei minha relação
E mesmo assim eu vou vivendo parte do seu mundo
Incomoda ver que tudo isso fez parte do seus planos
Mesmo feliz eu penso em ti e sofro tanto

0 comentários: