terça-feira, 10 de janeiro de 2006

SE NÃO PODE VENCÊ-LOS, JUNTE-SE A ELES (COMO SOBREVIVER AO FURACÃO EMO) - PARTE 2: A VINGANÇA!

Eu voltei a vida indie da cidade! Voltei mesmo e dessa vez, nem marido rico me tira dessa vida.

Os motivos são simples:
1) se eu resolvi que é de trabalhar com ou para músicos que eu vou viver, nada mais lógico que estar onde eles estão;

2) eu GOSTO de show indie... Pra ter uma idéia: vai ter show dos Los Hermanos no Canecão nos próximos dias 13, 14 e 15 (Deus queira que eu tenha colocado as datas certas....). Eu não estou dando a mínima pros Los Hermanos, mas eu quero ver o show do Nervoso, que vai abrir o segundo dia! E eu vou dar um jeito pra estar lá....

3) não adianta eu falar sobre o que eu só vejo pela internet ou ouço pela rádios, quando Deus me dá paciência pra ouvir mais do que 30 minutos de qualquer rádio. Tem muita coisa rolando na cidade... uns festivais querendo nascer. Bandas boas tocando por aí... Novos espaços...
Faço meu juízo de gosto sozinha. E só falo sobre o que eu realmente conheço.

4) não sou saudosista. Sou oitentista por formação musical e isso eu agradeço a minha mãe...Vários shows peregrinos pela cidade. Muito Circo Voador sentada nos ombros de algum amigo dela. Meu primeiro LP foi o "Dois", da Legião Urbana. Minha primeira K-7 foi "As Melhores da Fluminense", com "As Sete Vampiras", "Núcleo Base" e "Choveu no meu Chip". Graças a Deus!!!
Hoje, as bandas inglesas estão voltando às fonte oitentistas... Basta ouvir o novo dos Strokes! A faixa "Juicebox" é 80 do começo ao fim.
Aqui no Brasil, já passamos dessa década... Graças a enxurrada PLOC, estamos mais longe... Nos anos 60: J. Quest grava Roberto Carlos, Charlie Brown grava Geraldo Vandré. E por aí, vai... Até eu, estou tirando do armário meu lado ternurinha, indo ao show dos Tremendões e ouvindo Nervoso e Autoramas!

Cada década ou estilo tem seus méritos!
O que eu sinto mais diferença é que nos anos 90, surgiu a terceira geração do rock de Brasília, com os Raimundos. Rolava o rock de protesto com o Rappa. O reggae com o Cidade Negra e o Nativos (que virou Natiruts, anos depois). Todo mundo criava uma banda e fazia seu estilo e todo mundo formou seu espaço.
Hoje, o conceito da fila indiana (que eu aprendi muito bem depois da minha doutrinação no Mundo de Lazzaro) deixou de ser exceção para ser regra. Se um maluco subir no palco com uma cítara e um crítico qualquer disser que foi o "show da sua vida", vai ter 30 milhões de malucos com uma cítara no dia seguinte.
Todo mundo é pop! Leia-se: toco aquilo que o mercado mandar.
"Corte seu cabelo, compre novas roupas, diga que gosta dessas bandas e coloque uma gota do seu sangue nessa linha, meu filho. Você vai fazer sucesso se fizer o que eu mandar!". Bonadio fez isso com o Rouge. Liminha tá fazendo isso com o Forfun.
Aliás, alguém já ouviu a música do AfroReggae que está nas rádios??? Produção do Liminha. Parece com tudo aquilo que você já ouviu por aí, menos com o AfroReggae...

Quando falo que tenho medo dessa 'revolução' que tanto dizem por aí, não me refiro às novas bandas que estão na mídia. Me preocupo com as referências que os garotos de 12, 13 anos vão ter para montarem suas próprias bandas daqui a algum tempo.
Formatados. Recém-saídos de uma linha de produção em massa.

É um princípio básico: se você ouve boa música, você vai reproduzir boa música. Se você lê bons livros, você vai escrever bons livros.
O que a gente pode esperar de uma juventude que escreve assim?? "Aninhu passou ligeiro hein! espero q o próximo seja melhor p todos nóis! Muitas felicidades! nunk se iskeça q todo mundo adora vc! Tenha dúvida naum q ano q vem vai ser baum ... vamu ser hexa, o mínimo vai aumentar...vamu ter fé num custa nada! intaum xega de blablabla...Feliz 2006 e fik c Deus!"

Brasil, um país de dimensões continentais, com população semi-analfabeta, condições de sobrevivência mínimas e hegemonia dos meios de comunicação.
Mas temos o melhor futebol do mundo, o melhor Carnaval do mundo. Caipirinha, feijoada e mulata!

Me despeço aqui!

1 comentários:

Anônimo disse...

Já que ele não posta...posto eu mesma, o scrap que eu recebi no Orkut....rsrsrsrs

Pedro: CARALHO, agora deu vontade de conversar muito com você!
Adorei o que você escreveu no BLOG
Eu fui a um show do Autoramas aqui... legal, tem uma performance que a galera daqui num dá valor, sei lá!!
Eles foram muito bons!
Particularmente eu prefiro a decada de 70.. fui criado ouvindo as mesmas coisas que você na decada de 80, mas meu primeiro vnil foi do Chico Buarque e meu primeiro k7? Eu acho qu nunca tive k7... hehehe
Realmente cada década tem seus estilos e seus méritos, mas prefiro sair dessa ilusão do pop! O problema não é o pop, na verdade, mas quem tá fazendo o pop. Você pode ser pop e ter boas letras, músicas trabalhadas! não precisa escrever "axim"!! Os jovens de hoje tem preguiça de pensar! e o pior é que a mídia adora isso! Empurram qualquer lixo e dizem: "PORQUE VOCÊ É JOVEM!!"
MEEEERDA!
Queria passar um tempão filosofando sobre isso!
Beijocas
TE AMO!